LOGOSTERAPIA

A sociedade está estigmatizada pela teorias da psicologia freudiana. A concepção psicológica do ser humano em Sigmund Freud (1856-1939) é predominantemente um impulso da sexualidade. Freud acreditava que o desejo sexual era a motivação base da vida, transformando os humanos em seres impulsivos, escravos da psique. Numa interpretação livre pode-se dizer que a compensação existencial do Homem resume-se à frustração sexual em busca da exigência fundamental da independência sexual, mas não conseguindo viver sem a realização nem fora dela. A psicoterapia freudiana é orientada para a sexualidade e para a parte física.
Esta visão redutora transformou-se num estilo de vida e a sociedade criou o paradigma da sexualidade como estilo de vida. Tudo roda à volta da sexualidade e do prazer por ela prometido. As descobertas da neurociência questionam muitos dos princípios fundamentais da psicanálise, mas muitos dos influenciadores sociais continuam a optar por esta perspectiva de análise.

Um psiquiatra austríaco, Viktor Frankl (1905-1997) introduz a psicoterapia orientada pelo espírito. Segundo este psicólogo a consciencialização espiritual do ser humano faz parte intrínseca da sua natureza. O Homem não é apenas um corpo orientado por uma psique, mas também é dotado de um espírito. O ser humano não é escravo dos seus impulsos, mas tem uma existência espiritual autónoma que é livre e responsável. Esta filosofia crê que a existência humana tem um objectivo fora do próprio indivíduo, objectivo esse que lhe dá o sentido da existência.
Viktor Frankl criou a Logoterapia, que é um sistema teórico-prático de psicologia, em que a busca do sentido na vida da pessoa é a principal força motivadora no ser humano. A Logoterapia é considerada como a terapia centrada no sentido, vê o Homem como um ser orientado para o sentido.
Frankl não recomenda nenhuma religião ou confissão constituída, ele remete as pessoas para suas próprias preferências e escolhas.
“Logos” é um termo grego que significa "sentido", “razão” ou “verbo”.
Segundo Frankl a Logoterapia é o encontrar o sentido da existência humana como a principal força motivadora do ser humano.

Para os cristãos o “Logos” é Jesus Cristo, conforme está expresso no início de evangelho de João. O termo “Logos” utilizado por João abrange a totalidade do significado da própria palavra.
Um verbo gramaticalmente significa uma acção, também pode significar palavra como movimento. Jesus é tudo isto, ele é Deus em acção, mas também é a Palavra Viva. A palavra criadora veio à terra trazer a oferta da salvação gratuita.
A razão pode ser definida como a maneira de organizar a realidade de modo que se torne compreensível. Jesus Cristo é a razão de Deus, é a capacidade de compreensão do divino e estabelecimento de uma relação lógica entre o afastamento que a humanidade tinha de Deus e a ponte para a reconstrução desse relacionamento a que se chama de salvação. Jesus Cristo é a capacidade de se compreender a Deus, ele é o Deus vivo e presente.
Jesus Cristo também é o sentido da vida de cada um. Sendo criação de Deus, os humanos só atingem a sua plenitude se encontrarem o caminho para a sua realização, e esse caminho é Jesus Cristo. Em Jesus Cristo encontra-se a correcta espiritualidade e a compreensão de que somos muito mais do que um corpo físico com capacidades intelectuais mas com necessidades espirituais que só serão saciadas na totalidade em Jesus Cristo.

Ao encontrar o Logos, Jesus Cristo, os humanos têm contacto com o Deus que age, compreendem a razão da sua existência e completam-se ao descobrirem o seu sentido de vida.

A "Logosterapia", ou a terapia de Jesus, foi o mistério que esteve escondido desde a fundação, até à sua manifestação definitiva no tempo de Deus.
A "Logosterapia" é a única preferência de Deus mas para os homens é uma escolha.
A "Logosterapia" não é uma religião no sentido organizado, mas é onde as pessoas gostam de se relacionar na partilha de como foram libertos da escravidão da ignorância e encontraram o caminho para o sentido da vida e como isso lhes trouxe libertação.
A "Logosterapia" não é um sistema teórico, nem uma prática normativa, é o caminho pelo qual se vive a realização pessoal por se ter encontrado o sentido da vida e o lugar no universo.
A "Logosterapia" é o reencontro com o que estava perdido.
A "Logosterapia" é gratuita e está disponível para quem quiser, num coração disponível para ser livre.
O Logos, Jesus Cristo é a força motivadora de todo o universo e nele estão encerrados todos os mistérios e é através dele que os humanos encontram o sentido da existência, tal como ela é.
Alexandre Reis
Para algum esclarecimento contactar através do e-mail: blog.terradosreis@gmail.com

Sem comentários: