REINO DE DEUS

Jesus durante o seu ministério terreno, declarou que foi enviado para anunciar o evangelho do Reino de Deus (Lc 4:43b).
A grande novidade do ministério de Jesus, foi precisamente o anúncio e proclamação do Reino de Deus, que só começou com a prisão de João Baptista (Mc 1:14,15)
O motivo da não aceitação de Jesus pelos seus contemporâneos, não foi tanto pela assunção de que era o Filho de Deus e de ter usado o título de Deus (Eu Sou), em si próprio, mas a não compreensão da mensagem sobre o que era o Reino.
O Reino, não é mais do que submetermo-nos à autoridade divina. É o domínio de Deus na vida de cada crente. Pertencer ao Reino é viver a finitude com dimensão eterna em Jesus Cristo. É a libertação da dimensão material interior e exterior com as quais fomos embutidos e entrarmos conscientemente e de livre vontade na dimensão da eternidade, para a qual fomos criados.
A vinda de Jesus, foi também para iniciar uma nova geração de pessoas de todas as raças e línguas, que aceitasse livremente a direcção divina para as suas vidas e que esta nova vida fosse a sua prioridade. "Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;" (Mateus 6:10)
Quando Jesus começou a pregar o Reino, os judeus da altura começaram a lembrar-se das promessas de Deus, acerca do Messias e da libertação.A compreensão era de que o reino seria à semelhança dos existentes, que em primeiro lugar traria a libertação do jugo do Império Romano e posteriormente passariam a ser os dominadores do mundo conhecido por eles. Com um passado de lutas e glórias, rapidamente o povo transferiu para o novo “profeta” o desejo de revolta e as frustrações de quem é subjugado e esperaram a libertação e posterior vingança. Creio que, se Jesus lhes tivesse feito a vontade, até os fariseus o apoiariam.
O que Jesus ensinava, não era o mesmo que era ouvido. A interpretação das suas palavras, não era efectuada com a análise devida, mas de acordo com os seus desejos. Quando foi constatado que não fazia parte dos planos de Jesus uma revolta política e muito menos uma revolta militar, a frustração atinge o auge com o desejo da morte daquele em quem eles tinham colocado tantas esperanças. Se tivessem ouvido com atenção os ensinos do Mestre, certamente o teriam ouvido dizer que o seu Reino não era deste mundo e que não eram as regras criadas pelos homens e as suas necessidades que regem o Reino anunciado.
O desconhecimento do que é o Reino, qual a sua mensagem e qual a sua estrutura, levou em todas as épocas, pessoas a cometerem os mesmo erros que os cometidos pelos judeus durante o ministério terreno de Jesus. A ignorância do tema leva a que se proclame o que não se sabe o que é, e que se seja testemunha de quem não se conhece.
Se viver no Reino de Deus é o objectivo de todos os cristãos, será uma loucura desejar algo que não se conhece e uma grande hipocrisia proclamar o desconhecido. Ser-se testemunha de Jesus e não o conhecer é um acto de engano.
Reino é somente soberania de Deus, é a atitude perante o divino. Tudo o que vai além é religiosidade e manipulação.
-
Para algum esclarecimento contactar através do e-mail: blog.terradosreis@gmail.com.

Sem comentários: