CIVILIZAÇÕES DO LIVRO


Desde sempre os humanos sentiram necessidade de passar para escrito as suas experiências existenciais. Com uma natureza com tendência para a idolatria, os primeiros registos foram para os seus próprios feitos ou para experiências religiosas.
Com o desenvolvimento da escrita e dos processos de registo, as diversas civilizações passaram para escrito os seus códigos religiosos e os descritivos das suas experiências metafísicas.
Ainda hoje os habitantes deste planeta têm por base da sua existência os escritos religiosos com que alimentam a sua alma e dão existência ao seu espírito.
Cada religião tem os seus livros sagrados, até a religião dos ateístas ou a religião dos agnósticos têm as suas crenças baseadas em escritos dos seus teólogos.
Dada a diversidade de crenças é preciso ter-se respeito pelos livros das outras religiões, pois servem de consolo a milhões de pessoas, que acreditam piamente na sua fé e tradições. É preciso ter cuidado pois o crente de cada religião acha que o seu livro é único e verdadeiro.
Uma das faces do ser humano revela-se quando entra em contacto com a diferença, aí muitas vezes as frustrações são descarregadas no insulto e na agressão. Cada um com o seu estilo. A arma da agressão varia consoante as características do agressor. Se for jovem ligado a um gang, a mais provável será a agressão física. Se for um artista, será na forma da sua arte. Se for um religioso, será mandar a pessoa para o sítio mau da sua religião. Se for um escritor, será escrever textos insultuosos sobre aquilo que os outros acreditam. E acreditem, que qualquer que seja a forma escolhida de agressão, não será nada agradável.
Como cristão, a Bíblia é a referência da minha existência. Entre outras coisas é um livro de princípios, pois os princípios servem para unir e as regras para diferenciar.
É através da Bíblia que Deus quis que ficassem registados todos os eventos principais que digam respeito à natureza humana.
Não sendo um livro de História, tem o registo de muitos factos ligados à história do Homem. Por vezes a Bíblia regista factos violentos, para exprimir a tendência da humanidade para a maldade e violência, por isso é que a Bíblia aponta para Jesus, desde Génesis a Apocalipse, como a única forma de libertação e salvação.
Através da Bíblia Deus dá-se a conhecer de uma forma perfeitamente ao alcance de qualquer pessoa.
É através da Bíblia, que Deus quis que ficasse registado a demonstração plena do seu amor através da vinda à Terra de Nosso Senhor Jesus Cristo. É também através da Bíblia que ficou registada a obra redentora de Jesus e os seus fundamentos.
Através da maravilhosa demonstração de amor em Jesus Cristo, Deus chama-te para te reencontrares com Ele e te reencontrares contigo próprio e reencontrares o teu lugar neste universo cósmico. Encontrarás então a paz perdida e poderás usufruir do maior de todos de todos os bens, a capacidade de perdoar a todos os que te magoaram e também àqueles que te hão-de magoar ao longo da tua vida.
Existem muitos livros, mas nem todos têm a face visível da misericórdia e da reconciliação, a saber, Jesus Cristo.
Todas as civilizações têm os seus livros, mas nem todos os livros convêm.
Alexandre Reis
Para algum esclarecimento contactar através do e-mail: blog.terradosreis@gmail.com

Sem comentários: